O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (25) o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado e os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Além de Bolsonaro, outras sete pessoas estão sendo julgadas pelo envolvimento nos fatos.
A sessão está sendo conduzida por uma turma de cinco ministros do STF: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux. O julgamento analisará a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Bolsonaro e seus aliados de cinco crimes, incluindo tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, incitação ao crime e associação criminosa.
Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão a responder como réus no processo, o que poderá resultar em penas severas, caso condenados. A decisão final sobre o recebimento da denúncia deve sair até quarta-feira (27).
A defesa do ex-presidente tem buscado afastar alguns ministros do julgamento, alegando parcialidade, mas os pedidos foram negados pelo STF. Bolsonaro nega envolvimento nos atos de 8 de janeiro e alega perseguição política.
O julgamento acontece em meio às investigações em curso sobre os eventos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Até o momento, diversas pessoas já foram condenadas pelo Supremo por participação nos atos.
O desfecho deste julgamento pode ter impacto significativo no cenário político brasileiro, uma vez que, se condenado, Bolsonaro pode ficar inelegível e enfrentar penas que podem chegar a 43 anos de prisão.
Seguiremos acompanhando o julgamento e trazendo atualizações sobre o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário