![]() |
| (Foto: João Risi/MS) |
O Ministério da Saúde começou a distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. A primeira remessa, com 5,4 milhões de doses produzidas pelo Instituto Butantan, já começou a ser enviada.
A campanha nacional de vacinação terá início no dia 7 de abril, com a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos, profissionais da saúde, professores e outros públicos vulneráveis.
Para 2025, o governo federal adquiriu um total de 73,6 milhões de doses da vacina, com um investimento de R$ 1,3 bilhão. Além das doses já em distribuição, outras 5,9 milhões serão destinadas à Região Norte no segundo semestre, seguindo o planejamento do Ministério da Saúde.
A vacina deste ano é trivalente e protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos apontam que a imunização reduz significativamente o risco de complicações graves e hospitalizações por influenza, especialmente em grupos de risco.
Estados e municípios foram orientados a iniciar a vacinação assim que receberem as doses, sem necessidade de aguardar o lançamento oficial da campanha. A estratégia visa ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população antes do inverno.
Fique atento ao calendário de vacinação da sua cidade e garanta sua imunização!



Nenhum comentário:
Postar um comentário