O governo federal decidiu não divulgar os resultados de alfabetização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, medida que tem gerado grande repercussão e críticas de especialistas e entidades ligadas à educação. Os dados, que avaliam o desempenho dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, são fundamentais para monitorar a qualidade da alfabetização no país e para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A decisão levanta preocupações sobre a transparência na gestão educacional, já que a ausência dessas informações impede comparações entre escolas e redes de ensino, dificultando o diagnóstico e a formulação de políticas públicas eficientes. Especialistas apontam que, sem esses dados, o acompanhamento das metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca alfabetizar 80% das crianças até 2030, se torna comprometido.
O Ministério da Educação justificou a medida alegando inconsistências entre os resultados do Saeb e uma nova metodologia de avaliação criada pelo governo. No entanto, a falta de divulgação dos números concretos tem alimentado suspeitas de que os resultados possam ser negativos e, por isso, foram ocultados da sociedade.
A transparência na divulgação de informações educacionais é essencial para garantir o direito à educação de qualidade. A decisão do governo de omitir esses dados representa um retrocesso e reforça a necessidade de maior fiscalização e cobrança por parte da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário