Mais de 269 mil motoristas do RN estão com a CNH vencida e podem ser multados - BSM | Blog Serra do Mel

Breaking News

sábado, fevereiro 15, 2025

Mais de 269 mil motoristas do RN estão com a CNH vencida e podem ser multados

Um levantamento divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) revelou que 25,7% dos motoristas do estado estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias. O número equivale a 269.343 condutores em situação irregular, sendo 189.636 homens e 79.707 mulheres.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e até a retenção do veículo.

Prazo para renovação e alerta do Detran

O Detran-RN destaca que muitos motoristas não percebem que sua CNH venceu, especialmente devido às mudanças nos prazos de validade do documento. Atualmente, a CNH tem validade de:

  • 10 anos para condutores com menos de 50 anos;
  • 5 anos para motoristas entre 50 e 69 anos;
  • 3 anos para aqueles com mais de 70 anos.

A recomendação é que os motoristas verifiquem a validade da sua CNH e busquem a renovação dentro do prazo. O processo pode ser feito online pelo Portal de Serviços do Detran-RN, sem a necessidade de comparecimento presencial.

Dados preocupantes

O Rio Grande do Norte conta com um total de 1.046.024 motoristas registrados, sendo 721.786 homens e 324.238 mulheres. O alto índice de CNHs vencidas preocupa as autoridades, já que pode indicar um maior risco de circulação de condutores irregulares nas vias do estado.

Para evitar penalidades, o Detran reforça que os motoristas devem ficar atentos à data de validade do documento e providenciar a renovação dentro do prazo.

Nossa opinião: A alta taxa de CNHs vencidas no Rio Grande do Norte reflete uma dificuldade financeira generalizada. Quando o dinheiro está curto, o normal é que as pessoas priorizem despesas essenciais, como alimentação e contas básicas. Taxas e renovações de documentos ficam em segundo plano. Está nítido a falta de eficiência na gestão, tais como; políticas públicas para levar em consideração o impacto econômico sobre as pessoas, talvez parcelamento acessível, isenção para determinados grupos e assim por diante. Mas o pior não é isso. Se essa tendência continuar, o número de condutores irregulares pode aumentar ainda mais, gerando não só mais penalizações para os condutores, como um sério risco de segurança no trânsito.

Nenhum comentário:

Post Top Ad