Veja 10 dicas de como lhe dá com a Chicungunha - BSM | Blog Serra do Mel

Breaking News

terça-feira, maio 10, 2016

Veja 10 dicas de como lhe dá com a Chicungunha

fim-672x372Um acentuado número de casos de doenças relacionadas ao mosquito aedes aegypti, dentre elas a chicungunha, tem levado centenas de pessoas às Unidades Básicas de Saúde e, principalmente, à Unidade de Pronto Atendimento do município de Quixadá, no Sertão Central.
As consequências que a chicungunha pode causar nos pacientes levam os médicos a discutirem estratégias e cuidados capazes de amenizar e controlar os sintomas, especialmente se eles perduram após a fase inicial da doença, que dura cerca de dez dias.
Entre as características que mais exigem atenção, está a persistência de dor articular, conhecida no meio médico como poliartralgia – queixa comum em mais de 90% dos pacientes no início da doença, que também se manifesta com febre de início súbito, dores nas costas, cefaleia e fadiga.
As dores intensas nas articulações dos pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos também podem ser acompanhadas por edemas. De acordo com um documento recente do Ministério da Saúde que orienta profissionais sobre controle da chicungunha, um quadro como esse não deve se limitar ao tratamento medicamentoso, pois exige também acompanhamento de profissionais da fisioterapia, necessidade de repouso e uso de compressas frias como medida analgésica nas articulações.
“É importante frisar que 70% das pessoas que adoecem não terão complicações articulares. Até três semanas, o quadro se resolve. Nos demais, a dor articular pode permanecer em períodos que variam de três meses a cinco anos, segundo a literatura médica. Nos casos crônicos, podemos prescrever medicamento antimalárico e corticosteroides”, diz a médica Vera Magalhães, coordenadora da disciplina de infectologia da UFPE.

Nenhum comentário:

Post Top Ad